
Ágata Aranha, diretora do Departamento de Desporto, Exercício e Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e professora na mesma instituição de ensino, vai apresentar o tema “Penso naquilo que ensino ou ensino aquilo que penso? Uma abordagem pedagógica” durante o próximo Congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN), em Braga.
A preleção está agendada para dia 28 de abril, às 17h30, no auditório 2 do Parque de Exposições.
“O propósito desta abordagem é estimular os técnicos de natação a refletir sobre as estratégias que utilizam para ensinar. Será que os atletas aprendem todos da mesma forma? Será que todos entendem o que o treinador explica? Será que o treinador é suficientemente claro e motivador para todos os seus atletas? Refletir e adaptar a instrução, a demonstração, o feedback aos seus atletas pode ser a forma mais adequada de formar um bom nadador. Não existem estratégias corretas nem estratégias incorretas, mas sim estratégias corretamente aplicadas ao contexto, aos objetivos e aos atletas (alunos). Conheces as tuas estratégias?”, lê-se na sinopse da conferência de Ágata Aranha.
O congresso da APTN já ultrapassou as 300 inscrições. Até 13 de abril, o registo é de preço normal.
A participação no congresso equivale à atribuição de duas unidades (2.0) de crédito aos inscritos.
A componente de formação específica é destinada aos seguintes graus: Natação I; Natação Pura II, III e IV; Natação Artística II; e Polo Aquático II e III.
A organização aguarda ainda pela proposta de unidades de crédito para revalidação de título profissional de “Técnico de Exercício Físico” e “Direção Técnica”.
O Chlorus, jornal online de Natação, é parceiro Media do evento pelo segundo ano consecutivo.
Braga é Cidade Europeia do Desporto em 2018.
Inscrições aqui!
Créditos da foto: Ágata Aranha Facebook