Angélica André e Rafael Gil procuram apuramento para Europeu de Glasgow

  •  
  •  
  •  

Angélica André e Rafael Gil vão procurar, na etapa da Taça do Mundo de águas abertas de Setúbal, que se realiza no próximo sábado, o apuramento para o Europeu de Glasgow.

 

Setúbal recebe mais uma etapa da Taça do Mundo 2018, organizada pela Federação Portuguesa de Natação em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal. Nesta que é a terceira etapa do ano, vai ser nadada naquele que já é considerado um santuário mundial de águas abertas, estando confirmada a presença dos holandeses Ferry Weertman e Sharon van Rouwendaal, campeões olímpicos no Rio de Janeiro 2016, e vencedores da primeira etapa da Taça do Mundo FINA/Hosa 2018 que decorreu em Doha (Qatar). A segunda etapa decorreu nas Ilhas Seychelles, e foi ganha pelos italianos, Simone Ruffini e por Arianna Bridi, também presentes em Setúbal.

Portugal vai ser representado pelos campeões nacionais de águas abertas de 2018: Angélica André (CFP), campeã nacional dos 5 e 10 km, Rafael Gil (Individual ANL) campeão nacional dos 10 km, Tiago Campos (CN Rio Maior) campeão nacional dos 5 km e vice-campeão dos 10 km e por José Paula Carvalho (SFUAP) vice-campeão nacional dos 5 km.

A equipa nacional terá em Setúbal um momento de avaliação para o Europeu absoluto de Glasgow (Escócia), de 8 a 12 de agosto, e para Campeonato da Europa de Juniores de Malta, entre 13 e 15 julho.

Rafael Gil, campeão nacional: “Esta vai ser uma prova de apuramento para o Europeu de Glasgow. A participação em Portugal é sempre positiva por nos sentirmos mais apoiados. Há possibilidade de competirmos pela primeira vez com fatos isotérmicos caso a temperatura da água esteja a baixo dos 18 graus. O Objectivo é ir no grupo da frente, mas vai ser uma prova muito tática.”

Angélica André, campeã nacional: “O trabalho está a ser feitos e os objetivos estão definidos. O apuramento e participação no Europeu é o objetivo da época. Aqui em Setubal quero ficar nas 20 primeiras. Gosto muito de competir. Já participo aqui desde 2012, mas as provas são sempre muito diferentes.”

Pode consultar a start list aqui.

Vai decorrer também nesse dia a prova aberta a todos os interessados, o Open Challenge FINA Marathon Swimming World Series – Setúbal 2018. O Open será nadado também no sábado, a partir das 9.30 horas, e é constituída por três distâncias: 200 metros (09.30h), 600 metros (10h) e 1660m (11h).

A FPN informou que o Open conta com cerca de 500 nadadores inscritos.

Esta prova será disputada no mesmo local e ao longo do mesmo percurso da competição internacional, numa distância de aproximadamente 1.660m e tem como objetivo, proporcionar uma experiencia desportiva de excelência, possibilitando aos interessados o privilégio de nadar num dos grandes palcos da modalidade a nível mundial nos últimos 10 anos.

Créditos da foto: FPN

 

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários