COI anuncia inquérito aos quatro nadadores norte-americanos

 
  

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou, este sábado, a abertura de um inquérito disciplinar a Ryan Lochte e a três outros nadadores norte-americanos, que admitiram ter mentido sobre um assalto de que alegaram terem sido vítimas no Rio de Janeiro.

“Foi nomeada uma comissão disciplinar pelo COI e haverá um inquérito aos quatro nadadores”, indicou um responsável da organização, acrescentando que os atletas poderão ser chamados a depor no âmbito da investigação.

Os quatro nadadores – Ryan Lochte, Gunnar Bentz, Jack Conger, Jimmy Feigen – alegaram inicialmente terem sido assaltados de madrugada no Rio de Janeiro por indivíduos armados, que se fizeram passar por polícias, quando regressavam de táxi à Aldeia Olímpica.

A investigação policial subsequente e imagens vídeo entretanto recolhidas permitiram concluir que os nadadores olímpicos norte-americanos não foram assaltados e foram eles quem causaram distúrbios, visivelmente alcoolizados, num posto de gasolina, tendo um dos seguranças apontado a arma a um dos atletas.

Um vídeo transmitido pela TV Globo mostra os nadadores a chegarem num táxi ao posto de combustível e a entrarem num corredor, fora do alcance da câmara. Os nadadores despertaram depois a curiosidade dos funcionários do posto, não se percebendo exactamente porquê, e regressam ao táxi, onde são depois abordados por um segurança.

Porém, após pagarem 100 reais (27 euros) e 20 dólares (17,6 euros) por causa dos danos, os seguranças do local deixaram-nos partir.

Na quarta-feira, uma juíza brasileira pediu que fossem retirados os passaportes dos nadadores e proibiu-os de saírem do Brasil, mas Ryan Lochte e James Feigen já tinham regressado aos Estados Unidos.

Mais tarde, os nadadores Jack Conger e Gunnar Bentz foram retirados de um voo para os Estados Unidos pelas autoridades brasileiras e levados para depor na polícia.

Depois de ouvido pelas autoridades judiciais brasileiras, o nadador James Feigen foi autorizado a deixar o Brasil mediante o pagamento de um donativo a uma instituição, na ordem dos 11.000 dólares (9.700 euros), de acordo com informação avançada pelo advogado à cadeia norte-americana NBC.

Nesta sexta-feira, Ryan Lochte apresentou um pedido de desculpas às autoridades brasileiras.

Lochte ganhou uma medalha de ouro na prova 4×200 metros livres e ficou em quinto lugar nos 200 metros estilos no Rio2016. Bentz e Conger participaram nas eliminatórias de estilo livre nos 4×200 metros e Feigen nos 4×100 metros.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários