O sul-africano Chad Wo, que esteve esta sexta feira na conferência de antevisão da maratona de 10km de qualificação para os Jogos Olímpicos, espera ser “um dos qualificados para o Rio de Janeiro”.
O nadador da África do Sul, de 25 anos, é campeão do mundo em título nos 5km (Kazan 2015), tendo sido medalha de bronze nos Mundiais de 2009 em Roma.
“Esta é uma prova de sacrifício, uma boa corrida, rápida e espero ser um dos qualificados para o Rio de Janeiro”, afirmou o atleta sul-africano.
Outros nomes encabeçam o lote de favoritos de apuramento para os Jogos Olímpicos. O campeão olímpico em título, Oussama Mellouli (Tunísia), de 32 anos, que garantiu há quatro anos a qualificação em Setúbal, é um deles no setor masculino. No seu currículo consta ainda uma medalha de ouro nos 1500 livres nos Jogos de Pequim em 2008, uma medalha de bronze em Londres-2012 na mesma distância e uma medalha de ouro na maratona de 5km do Mundial de 2013 em Barcelona.
O equatoriano Esteban Enderica ou o alemão Christian Reichert são outros nadadores na corrida pelos Jogos do Rio de Janeiro.
No setor feminino, a britânica Keri-Anne Payne, a espanhola Mireia Belmonte e australiana Chelsea Gubecka (Austrália) estão entre as mais cotadas na luta pelo apuramento.