Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos – Coimbra 2017

  •  
  •  
  •  

Decorreram entre o dia 30 de março e o dia 2 de abril de 2017, em Coimbra, os Campeonatos de Juvenis, Juniores e Absolutos em piscina longa. Fiquei particularmente agradado com os resultados obtidos, bem como pelo ambiente e relacionamento entre os diferentes nadadores.

Desde o escalão de Juvenis até ao escalão de Seniores verificaram-se resultados que, na minha opinião, superaram as expetativas iniciais de todos e principalmente aumentaram as expetativas de participação previstas no Plano de Alto Rendimento para a disciplina da natação pura.

Foram observados gestos de companheirismo, respeito e amizade entre os mais jovens e entre os mais experientes. Muitos atingiram as marcas de referência e muitos ficaram mesmo muito perto de o conseguir. Observámos nadadores concentrados nos planos de aquecimento, cada vez mais individualizados, seguindo igualmente protocolos de recuperação estandardizados, acompanhados por equipas de trabalho multidisciplinares. Este é um trabalho conjunto de todos e parece-me que terá continuidade.

Seguindo os critérios do PAR, as seleções de Juvenis e Juniores serão as seguintes:

Juvenis:

Nadadores: Rafaela Azevedo (733 pontos FINA, Algés), Alexandra Frazão (721 pontos FINA, Ind. ANC), Diogo Cardoso (718 Pontos, ADRCIMM), Duarte Jorge (698 pontos FINA, Galitos), Ana Pina (697 pontos FINA, Crasto), Camila Rebelo (691 pontos FINA, Louzan), Francisca Mesquita (690 pontos FINA, ADRCIMM), Mariana Mendes (689 pontos FINA, ADRCIMM), Rafael Aires (673 pontos FINA, SFUAP), Ana Rita Ramos (668 pontos FINA, FCP), Tiago Vilhena (664 pontos FINA, Faro) e Mariana Barbosa (660 pontos FINA, FCP).

Treinadores:

– 1º Treinador da nadadora mais pontuada – Algés

– 2º Treinador com mais nadadores selecionados – ADRCIMM

Juniores:

Nadadores: Raquel Pereira (810 pontos FINA, Algés), Tiago Campos (759 pontos FINA, CN Rio Maior), António Pinto (754 pontos FINA, Lousada), Beatriz Viegas (737 pontos FINA, Tavira), Inês Rocha (736 pontos FINA, Pacense), Rafaela Azevedo (733 pontos FINA, Algés), Inês Henriques (727 pontos FINA, Pimpões), Tiago Costa (725 pontos FINA, SCP), João Machado (708 pontos FINA, SFUAP).

 Treinadores:

– 1º Treinador da nadadora mais pontuada – Algés

– 2º Treinador com mais nadadores selecionados – Algés e CAR Rio Maior

Relativamente ao escalão de juniores, gostava de realçar a participação nestes campeonatos da nadadora Raquel Gomes Pereira, do Sport Algés e Dafundo, pela obtenção de mínimos de participação para o Europeu e Mundial de Juniores, para o Europeu Absoluto de 2018 e cumprimento do critério de acesso ao Grupo de Elite da FPN.

No Europeu de Juniores da Hungria, em 2016, tivemos a oportunidade de ver a Tamila Holub (SC Braga) a subir ao lugar mais alto do pódio. A marca realizada pela Raquel Pereira, na prova dos 200m Bruços, em 2016 daria para a obtenção do último lugar do pódio.

Apesar de existir uma guerra aberta entre FPN e Algés, ou principalmente entre presidente e treinador, com mais ou menos razões entre ambas as partes, parece que não será inteligente que as mesmas interfiram com o funcionamento das seleções nacionais, nem com os critérios definidos pela FPN para a inclusão nas diferentes atividade definidas.

A pergunta é: Será que a FPN e seu Presidente estão à altura de não misturar assuntos de teor disciplinar com assunto de teor desportivo?

O grau mais elevado da sabedoria humana é saber adaptar o seu caráter às circunstâncias e ficar interiormente calmo apesar das tempestades exteriores”. Daniel Defoe

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários