A Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS) manifestou o seu desagradado, em nota enviada ao Chlorus, pela realização de uma prova de águas abertas em Lisboa no mesmo dia da Travessia dos Templários, que acabou por retirar nadadores à competição realizada na praia fluvial de Vila Nova, na serra de Tomar.
“A organização de uma prova da mesma natureza em Lisboa foi manifestamente influenciadora na redução do número de participantes que, em edições anteriores, atingiu a presença média de 240 nadadores”, refere a ANDS.
No conjunto das provas de 5.000 metros e 1.500 metros, a Travessia dos Templários registou a participação de 79 atletas.
“Esta prova [Travessia dos Templários] estava em calendário nacional aprovado pela Federação Portuguesa de Natação desde 12 de outubro de 2015 e, por esse facto, a Direção da ANDS não pode deixar de lamentar a organização, no mesmo dia, de uma prova da mesma natureza, pela Associação de Natação de Lisboa”, critica a associação de Santarém.
A Direção da ANDS agradece ainda “a presença de todos os participantes, dirigentes e familiares, os apoios da Câmara Municipal de Tomar, União de freguesias de Serra e Junceira, Bombeiros de Tomar e de Constância, Instituto de Socorros a Náufragos, à Búzios, aos canoístas da Nabância, à ACR Aldeias de Santa Maria e ao Paraíso Azul”.
A próxima edição já tem data marcada: 24 de setembro de 2017.
Foto: ANDS