
António Martins (Casa do Povo de Ferreira do Zêzere), em masculinos, e Daniela Lopes (Grupo Desportivo de Famalicão), em femininos, venceram, este sábado, a prova de 5 km do Madeira Island Ultra Swim (MIUS) que se realizou na Ilha do Porto Santo, no arranque do Circuito Nacional de águas Abertas.
Em masculinos, o nadador de Ferreira do Zêzere conseguiu descolar da concorrência ao quilómetro 3.5, terminando isolado com 1h07m26s, à frente de Rodrigo Rodrigues (Clube Desportivo São Roque), terceiro na geral, com 1h09m12s, e de Cristiano Santos (Casa do Povo de Ferreira do Zêzere), quinto na geral, com 01h14m14s.
“Senti-me muito bem ao longo da prova, com o mesmo ritmo. O mar estava bom e a corrente a favor. Até aos 3,5 quilómetros estava com o Rodrigo Rodrigues e com a Daniela Lopes, mas depois disso consegui ganhar vantagem e chegar isolado”, afirmou, no final da prova, António Martins.
O atleta de Ferreira do Zêzere tem ambições altas para esta época no Circuito Nacional: “Vou lutar por um lugar no pódio no escalão de 18/19 anos. Para isso, tentarei fazer o maior número de provas possíveis no circuito”.
Em femininos, a famalicense Daniela Lopes também cedo impôs o seu ritmo forte, terminando isolada com 01h08m14s, segunda na classificação geral. A sua colega de equipa Mafalda Mesquita foi a segunda mais rápida feminina, quarta na geral, com 01h13m10s, seguida de Silvana Silva (Clube Desportivo São Roque), nona na geral, com 01h19m13s.
“Correu muito bem a prova. Tentei sempre estar na frente. A temperatura da água estava boa e só apanhamos um pouco de ondulação na parte final. As condições desta prova são muito boas, a água é límpida, a temperatura ideal e muito bem organizada”, disse, no final da prova, Daniela Lopes.
Com temperatura da água a 21 graus, 42 atletas completaram os cinco quilómetros.
O evento conta com a participação de cerca de 200 nadadores, oriundos de Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Letónia, Rússia, Brasil e Portugal.
O Circuito Nacional de águas abertas é disputado no formato de etapas, num total 17 competições para os nadadores de águas abertas e Masters de águas abertas.
Na prova de 2500 metros, realizada no domingo, Rodrigo Rodrigues (São Roque), com 32.22,4, e Daniela Lopes (Famalicão), com 33.04,4, venceram a prova de elite, enquanto no escalão de masters os vencedores foram José Freitas (Litoral Alentejano), com 33.25,2 e Pauline Ringue (Naval do Funchal), com 36.54,6.
Na distância de promoção, Guilherme Costa (Nacional da Madeira) e Vera Gonçalves (Juventude Atlântico) foram primeiros na elite; Paolo Barbon (Nacional da Madeira) e Catarina Alves (Individual Madeira) ganharam em masters.
Atualizado às 11h00 de 10 de maio de 2023