Ana Catarina Monteiro: “É motivador competir frente ao Brasil e Espanha”

  •  
  •  
  •  

Ana Catarina Monteiro afirmou, esta quarta-feira, que “é motivador competir frente ao Brasil e Espanha”, que vai acontecer de sexta-feira a domingo no Open de Loulé.

Na conferência de imprensa de lançamento desta competição, a nadadora da Seleção Nacional considerou ainda este Open pode “ser uma boa oportunidade para retomar o Meeting Internacional de Loulé”.

A cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e do nadador olímpico brasileiro Guilherme Guido.

A prova, fechada ao público, contará com 78 atletas, com destaque para as seleções de Espanha (total de 32 nadadores, cinco com mínimos olímpicos), Portugal (cinco olímpicos em 23) e Brasil (15 olímpicos).

Participam ainda seis atletas portugueses, em representação de clubes, dois de Andorra e dois da Argélia.

A seleção portuguesa contará com cinco nadadores já apurados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para 2021: Alexis Santos e Gabriel Lopes, nos 200 metros estilos, Tamila Holub e Diana Durães, nos 1.500 livres, e Ana Catarina Monteiro, nos 200 mariposa.

O líder federativo realçou “a importância desta competição após o confinamento assim como na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, aproveitando a ocasião para entregar ao Município de Loulé o selo “Portugal a Nadar Seguro”.

António José Silva confirmou que Rafaela Azevedo – já tinha estado infetada em abril e recuperou entretanto – voltou a acusar positivo e que o resultado da sua contra-análise ainda não era conhecido.

“A Rafaela acusou positivo e está isolada. Não se sabe se são resquícios do RNA (ácido ribonucleico) viral nas fossas nasais, mas já fez novo teste e aguarda o resultado. Ainda poderá competir, se der negativo e a delegada de saúde o permitir”, disse o dirigente.

Por sua vez, o autarca algarvio lembrou que “Loulé é uma terra de desporto” e anotou que pediu às equipas que “adotassem práticas que salvaguardassem a segurança sanitária”.

“Articulámos com a Direção Geral de Saúde do Algarve que todos os nadadores fossem testados assim que chegavam ao hotel”, acrescentou.

Já o brasileiro Guilherme Guido agradeceu a forma como Portugal “abriu as portas para que os nadadores brasileiros possam continuar a treinar e a preparar os Jogos Olímpicos do próximo ano”.

O Open de Loulé 2020 realiza-se entre os dias 14 e 16 de agosto, nas Piscinas Municipais de Loulé, a partir das 18h00, com transmissão em direto na Sport TV 3.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários