Neste fim de semana, Setúbal será a capital mundial de natação em águas abertas. Nadadores de elite mundial de 52 países competem no “Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament June 11-12, 2016”, prova de qualificação olímpica para os Jogos do Rio-2016 como o próprio nome do evento diz.
Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão na América do Sul e a segunda vez na América Latina, sendo sediado pela primeira vez na Cidade do México 1968. Também será a terceira vez que os jogos acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000. Já a maratona aquática será realizada pela terceira vez.
A primeira prova de 10km em Jogos Olímpicos foi realizada nos Jogos de 2008, no Shunyi Olympic Rowing-Canoeing Park Pequin, China. A segunda foi realizada em Londres nos Jogos de 2012, no lago Serpentine, situado no Hyde Park. O facto é que em 2016 será a primeira vez que os nadadores serão submetidos a uma prova de maratonas aquáticas realmente exigente, afinal em 2008 e 2012 eles não precisaram se preocupar com correntezas e tábua das marés, por exemplo.
Desta vez em mar aberto, na Praia de Copacabana, um dos cartões-postais do Rio, os atletas já classificados e os que conquistarão as vagas em Setúbal terão que colocar em prática suas experiências para enfrentar uma verdadeira prova de maratonas aquáticas.
A tarefa do quarteto Rafael Gil, Vasco Gaspar, Angélica André e Vânia Neves não será fácil. Contudo, não podemos esquecer que eles conhecem mais do que ninguém estas águas, afinal todos têm no sangue o ADN de navegação Made in Portugal. Boa prova a todos!
#FPNatacao #Setubal2016 #OpenWater #RoadtoRio