Abertas as candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos

  •  
  •  
  •  
A Secretaria de Estado do Desporto e Juventude anunciou que estão abertas as candidaturas à edição de 2019 do “Programa Nacional de Desporto para Todos” (PNDT), até ao dia 15 de março.
Esta linha de financiamento disponibiliza o montante total de 2 milhões de euros, para apoiar projetos que visem promover a generalização da prática da atividade física e desporto, particularmente junto de públicos e segmentos que ainda conhecem barreiras no acesso ao desporto.
Programas de desenvolvimento desportivo que apoiem a atividade regular das entidades, eventos desportivos, estudos e publicações são alguns tipos de projetos que podem ser apoiados pelo PNDT.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto sublinha a importância do Programa: “o que interessa verdadeiramente é que o projeto concorra, direta ou indiretamente, para que mais pessoas efetivem o seu direito ao Desporto, consagrado no artigo 79.º da Constituição. Temos um movimento associativo cada vez mais robusto, capaz de procurar novas metodologias e parceiros que ajudem a população em Portugal a viver melhor. Os clubes podem e devem trabalhar com outras associações que estão no terreno e conhecem bem os públicos a quem ainda pouco chega o Desporto. Igualmente importante é aproveitar o conhecimento que é produzido, a investigação deve abrir-se à ação e devemos agir com base em dados concretos, que muitas vezes ajudam a direcionar os nossos esforços e energia. Por exemplo, não basta querer magicamente que mais mulheres pratiquem desporto, é preciso conhecer os mecanismos sociais que fazem permanecer esta barreira e como combatê-los.”
Além da linha de financiamento, o PNDT conhecerá, em 2019, um modelo de reconhecimento das boas práticas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, com a organização de um Fórum Nacional do Desporto para Todos e sessões regionais de apresentação dos projetos que se distingam no ano em curso.
Créditos da imagem: IPDJ

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários