A chama imensa…

  •  
  •  
  •  

E vão três! Ou o tri campeonato para o “glorioso” Sport Lisboa e Benfica, que, no sábado, na espetacular e bem emoldurada piscina do Fluvial Portuense, revalidou o campeonato feminino.

Com o designado eixo central (guarda-redes, Central e pivot) claramente superior às suas adversárias, o clube da Luz só esteve a perder num escasso momento (2-3), pois, de seguida, o resultado disparou para números proibitivos, contrariando, desde logo, uma eventual discussão da contenda o que nunca aconteceu. O Benfica é melhor e ponto, e demonstrou isso mesmo.

O polo feminino em Portugal mantém-se num plano de claríssimo contraste. Verifica-se uma final com certo nível técnico, mas mesmo assim, desequilibrada. Nos comentários escutados nas bancadas, fala-se de nenhuma motivação e atrativo dos campeonatos mais jovens, o que condiciona a renovação das jogadoras a demais desenvolvimento.

As soluções não serão fáceis, mas será preciso refletir e avaliar os modelos existentes.

Nesta época, o Benfica passeou em praticamente todas as piscinas existentes, o que também não será assim tão bom para o próprio foco interno, e constante desafio intrínseco em que se deverão apoiar todas as equipas de competição. 16-9 e 15-9 são os números desta final a favor das lisboetas, o que diz bem do que se procura referir, mas, que fique claro, sem tirar nenhum mérito aos títulos alcançados.

Realce para a pivot benfiquista Inês Nunes, sem descurar o resto do conjunto encarnado, que de facto, ainda desequilibrou mais, algo, que à partida, já se indiciava.

Quanto ao Fluvial, honrou e lutou pela sua história e tentou encurtar distâncias, mas, na sua piscina, nunca se colocou a possibilidade de discutir a sério o destino deste campeonato.

Também o treinador Antônio Machado (Tojo) parece ter encontrado um modelo estruturado e consolidado para o seu projeto no Benfica, e obviamente está de parabéns com tantos títulos consecutivos alcançados. O emblema é forte e os apoios mais que muitos. Ninguém para o Benfica? Ora aí está um grandioso desafio para futuros candidatos (as)…

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários