Gondomar apresenta propostas para 2017/18 e “culpa”… o speaker

  •  
  •  
  •  

O Gondomar Cultural, através de Ricardo Ferreira, fez duras críticas à Federação Portuguesa de Natação (FPN) num documento de propostas para a temporada de 2017/18, enviado esta segunda-feira, e que tem sido partilhado na rede social do Facebook pela comunidade ligada ao polo aquático, tendo como fonte os links da página Water Polo Portugal.

O clube gondomarense reagiu às propostas da FPN que, no dia 9 de abril, reuniu com as associações territoriais, no Jamor, e apresentou propostas de alterações aos regulamentos para a próxima época.

“Continuamos a ter cada vez menos clubes e atletas filiados, isso deveria ser a maior preocupação da FPN e Associações, mas ao que parece neste novo regulamento e nos últimos as grandes questões são as partes relativas às questões da organização dos jogos, as multas, o speaker (artigo 35º), nem no futebol, que é o desporto rei, isso é realmente importante, etc. Somos uma modalidade bastante amadora com poucos recursos, mas adotamos ideias de campeonatos profissionais e semiprofissionais”, lê-se no documento apresentado pelo Gondomar Cultural.

O clube nortenho defende “a redução de taxas de inscrição aos clubes que têm todas as equipas filiadas (dos cadetes aos seniores)” e um maior número de partidas, dando o exemplo do Gondomar que realizou apenas “10 encontros no campeonato e um na Taça de Portugal”, de 6 de novembro a 2 de abril. “Motivação? Zero. Este tipo de campeonato vai dar origem a desmotivação, falta de interesse, desistência ou mudança de clube. E a culpa é do speaker!? porque os clubes ainda não perceberam a sua importância…”, ironiza o emblema gondomarense.

As equipas “B” são também outra questão lançada para cima da mesa. “Este ano nenhuma equipa do Norte poderá subir de divisão, porque as equipas “B” do Fluvial e o do CDUP estão a tirar essa possibilidade”, recorda o Gondomar, mostrando-se contra o fim dos Sub-19: “Agora vão acabar com o campeonato nacional de sub-19 masculinos! E privilegiar as equipas “B”. Privilegiar quem? O Paredes, o CDUP, o Fluvial, etc…? Não nos parece que seja esse o caminho”, lê-se no documento.

O Gondomar lança ainda a ideia da criação de “uma comissão de trabalho dos vários clubes” e critica a política de seleções nacionais. “Só se trabalham as femininas e a de seniores masculinos. Nunca começamos pela base, sempre pelo topo. Somos grandes! E a culpa de quem é? Do speaker!”, pode ler-se ainda no mesmo documento.

Clique aqui para ver o documento de proposta do Gondomar

Clique aqui para ver o documento de propostas da Federação Portuguesa de Natação

Foto: Facebook do Gondomar

Atualizado às 13h23 de 18 de abril de 2017

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários